Produzir um quilo de papel consome 540 litros de água??


Saiu no site da Super Interessante uma matéria sobre o consumo de água na produção de papel com base nos estudos do Instituto Akatu.

540 litros de água para produzir 1 quilo de papel? É um bom motivo para se pensar em poupar as folhinhas né? Vale a pena lembrar que quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado.

E como não podia deixar de ser, seguem umas dicas do site da Super adaptadas ao meu ponto de vista.

Pense para imprimir
Comece imprimindo apenas o que é realmente necessário, como contratos. A WWF, por exemplo, até criou um programa de computador que propõe evitar esse desperdício causado pelas impressões, mas a diferença está em ser consciente e tornar isso parte dos seus hábitos diários. A partir daí todas as suas atitudes serão um reflexo desta consciência e não somente no consumo de papel.

Entenda sua impressora
O texto cortou, a planilha saiu pela metade… e lá se vai um monte de papel até a impressão sair do jeito que você quer. Aprenda a configurar e visualizar a impressão antes de dar o “ok” no botão pra “ver como fica”. Deixar a impressora no modo rascunho também é interessante, pois evita gasto de tinta sem necessidade.

Uma das dicas que considero mais importantes pois normalmente é tirar a impressora da caixa, ligar na tomada e mandar brasa. O bom é poder ainda economizar dinheiro nos cartuchos de tinta que ainda custam os olhos da cara.

Sem espaços em branco
Se for imprimir muitas folhas, no caso de apostilas, manuais ou textos longos, use os dois lados. Além de economizar papel, o material vai ficar mais leve, mais prático de carregar.

Se você tem experiência com diagramação no Word, PowerPoint e afin, otimize mesmo a massa de texto: reduza as fontes até onde achar confortável para leitura e prefira fontes serifadas, adapte as margens das páginas e retire imagens e informações desnecessárias.

Bloco legal
Bloquinhos de anotação são super úteis: dá pra fazer a lista do supermercado, anotar tarefas do dia, deixar um recado… Faça o seu próprio bloco reutilizando o verso de folhas que já foram usadas.

Ou utilize a famosa caixa/gaveta de rascunho para guardar todas as folhas inutilizadas.

Recicle
Não dá mais pra reaproveitar o papel usado? Separe-o para reciclagem. Embora o processo também consuma energia, o papel reciclado evita derrubada de mais árvores e consome menos água ao ser produzido.

 

Anúncios

One response to this post.

  1. Por isso sou a favor do papel reciclado, não o reciclato esse não é mais o que era, pois no processo de produção se usa a metade desse consumo.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: