Arquivos em formato WWF?


Essa foi a maneira que a WWF – World Wildlife Fund – encontrou para conter a derrubada de árvores proveniente do gastos de papel com impressões. Mas na real, funciona?

Como divulgação e forma de falar sobre o desperdício de papel é ótimo, mas discordo em dizer que a WWF conseguiu resolver o problema de clicar no botão PRINT.

Saiu no Blue Blues, na Exame, no Terra, na Wired e no próprio site da “Save as WWF” e fiquei curioso pois para mim ficou só na promoção do marketing. Então resolvi analisar melhor o mecanismos do aplicativo.

O que é o formato WWF?

Essa é fácil de pescar já que o próprio criador não enrola os usuários, é um formato PDF com a função de impressão desabilitada.

E como funciona?

Entrei no site da WWF baixei o arquivo e instalei sem grandes problemas. Minha primeira ação foi tentei jogar um arquivo .DOC diretamente no SAVE AS WWF, achando que poderia ser um conversor e não funcionou. Então abri o arquivo normalmente e cliquei para SALVAR COMO… e ainda assim não achei o tal formato. Bom, vamos SALVAR COMO PDF… e eis que surge no meio das opções o SAVE AS WWF.

Para um usuário comum fica meio complicado e contra intuitivo e nem no próprio site do WWF há tem um passo a passo explicando o processo. Será que mamãe conseguiria me mandar um WWF? Acho que não.

Preferia se o programa funcionasse como um conversor o que facilitaria bastante em termos de uso e divulgação. Simples assim: você arrasta qualquer formato de documento editável para o ícone do SAVE AS WWF e pronto, tá feito.

Buracos da ação

Alguns pontos que criam “buracos” na ação são:

O software só está disponível para MAC OS X 10.4+, ou seja, quem tem aquele MAC velhinho ou todo mundo que usa PC tá fora dessa ação,

Ele funciona como um “perfil de PDF” que transforma os arquivos em WWF, sem um Acrobat nada feito. Tudo bem que hoje em dia é praticamente impossível um usuário não ter o tal recurso, mas que não está acostumado a IMPRIMIR PDF para gerar documentos pode ficar a ver navios

Tudo muito bonito em não imprimir os PDF’s e tal, mas de nada adianta fazer um aplicativo proibitivo que se torne um entrave sendo que a opção de imprimir é algo pessoal e consciente. Se eu quero imprimir, eu VOU IMPRIMIR e ponto final. Outros aplicativos, como a motoserra do Greenpeace se mostrar mais legais pois de uma brincadeira a gente vai aos poucos dando valor a ação diariamente.

E sem me alongar mais na questão, vale a pena lembrar que a produção nacional de papel para impressão é feita 100% com o replantio de árvores. Como evitar desperdício ajuda mas sobre o desmatamento descontrolado funciona mais para países que ainda destroem a mata nativa.

OBS: Ainda em tempo, o arquivo já foi crackeado tornando-se imprimível e até mesmo o WWF já assumiu que não funcionou tão bem assim.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by Elisa on 08/12/2010 at 17:10

    Muito bem Duda.
    Quando vi a notícia do arquivo wwf também achei uma iniciativa bem estranha em tempos de conectividade e acessibilidade das informações. Criar um arquivo que impeça o livre acesso às informações (pois nem todo mundo consegue ler no computador) é contra inclusive a sustentabilidade (quando visto pelo lado social). Melhor eles investirem mais em campanhas de conscientização para imprimir apenas quando necessário. Obrigada por ter testado o arquivo.

    Responder

  2. Fica estranho né? Aqui no escritório todo mundo logo de primeira questionou o fato de proibir a impressão. Absurdo! Como jogadinha de mkt e para causar um buzz funciona né, visto a quantidade de gente que divulgou a notícia dizendo ser a solução para os problemas de impressão.

    Um amigo meu tentou abrir o wwf que eu mandei para o PC dele e não conseguiu abrir.

    Bjs.

    Responder

  3. […] ideia é nobre, porém não surtiu tanto efeito – pelo contrário, gerou bastante polêmica e discussão sobre a efetividade dessas ações e até sobre quais seriam as “reais” intenções da […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: