O que é sustentabilidade? Reflexões do Prof. Aguinaldo dos Santos – UFPR


No final do ano passado mandei um email para o professor Aguinaldo dos Santos pela lista de discussão Rede Brasil de Design Sustentavel pedindo uma sugestão de bilbiografia básica sobre ecodesign e sustentabilidade.

A resposta foi além da indicação da lista e veio como uma reflexão super legal para os que estão buscando mais informações sobre o tema e querem fugir do padrão habitual de definição estilo dicionário.

Tomei liberdade para grifar algumas partes que gostei e agradeço ao professor Aguinaldo pela ótima contribuição.

Reflexões sobre sustentabilidade

Caro colega,

É muito difícil responder sua pergunta. Talvez para uma iniciação mais lógica e profunda no tema teríamos que envolver desde textos de caráter religioso (ex: Siddhartha Gautama,) até conceitos filosóficos sobre o significado da vida, como o da felicidade (ex: Sartre), da Tolerância (Voltaire), etc.

Fundamentalmente, procuraria entender quais são os preceitos fundamentais para se viver em harmonia, consigo e com os outros em nosso entorno. Note que esta orientação parte do pressuposto de que já há um significativo corpo de conhecimento muito anterior ao debate sobre a sustentabilidade que, uma vez efetivamente implementados, poderiam levar a humanidade a uma situação de maior coesão e equidade social e ambiental, etc.

Obviamente, a sustentabilidade vem demandando desafio maior até que o que as religiões convencionalmente tem nos solicitado. Por exemplo, um senhor bem mais inteligente que nós pronunciou há mais de dois mil anos que devíamos amar ao próximo como a nós mesmos. A sustentabilidade, como a entendemos nos dias de hoje, solicita algo ainda mais desafiador: amar aquele que nem está próximo, amar aquele que nem conheceremos pois está distante no futuro, amar o bisneto do chinês, do norueguês, como a nós mesmos. Se a religião derivada das palavras deste sábio Homem não conseguiu seu intento em dois mil anos de esforços o que nos leva a crer que podemos alcançar um desafio ainda maior em apenas 50 ou 100 anos?

Obviamente, precisamos um pouco de dose de Utopia (vide Thomas More) em nossas vidas para não embarcarmos em uma visão pessimista da possibilidade da mudança da realidade. Dedico parte do meu tempo em projetos utópicos (financiados por empresas). Sem isso a vida não teria graça.

No Google groups da rede tem uma listagem bem completa de referências, a maioria específica para o Design. Para aquele designer com pressa, sem tempo de grandes aprofundamentos na base filosófica, apontaria os livros abaixo (listados em apenas 5 conforme você solicitou):

– KAZAZIAN, Thierry (org). Haverá a Idade das Coisas Leves. São Paulo: SENAC,2005.

– MANZINI, Ezio; Vezzoli, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: Os Requisitos Ambientais dos Produtos Industriais. São Paulo: EDUSP, 2005.

– FOLADORI, Guillermo. Limites do desenvolvimento sustentável. Trad. Marise Manoel. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2001.

– VEZZOLI, Carlo. System Design for Sustainability: Theory, methods and tools for a sustainable “satisfaction-system”design. Milano: Maggioli Editore, 2007b.

– GERTSAKIS, John, LEWIS, Helen. Design + Environment. Sheffield: Greenleaf Publishing Limited, 2001.

Recomendaria os links apontados no documento que está no Google groups da rede também, especialmente o do UNEP Paris, da Delft, do POLIMI, do Center for Sustainable Design, do treehugger, etc.

Cordialmente,

Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos
Eng. Civil (UFPR), MSc (UFRGS), PhD (Salford), Pos-doc (POLIMI)
Coordenador de Transferência de Tecnologia (Technology Transfer Coordinator)
Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR´s Innovation Agency)
Rua XV de Novembro, 695 – Prédio Histórico – Térreo – Centro – Curitiba/PR
Tel: + 55 (41) 3310 2699 | Fax: + 55 (41) 3360 2760

Coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR
Rua General Carneiro, 460, Edifício Dom Pedro I, sala 717, CEP 80060-150,
Centro, Curitiba/PR
Tel/Fax: +55 (41) 3360 5313
Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Eliane Teixeira Mota on 13/11/2013 at 19:24

    Uma resposta coerente com a realidade, vou aproveitar as dicas de leitura! para um futuro, mas bem próximo TCC

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: