Pesquisa de ecodesign: “Inserção de Parâmetros Ambientais no Design de Produtos”


E “começando o ano”  – há quem diga que só começa mesmo após a semana santa – a contribuição é com a pesquisa da dissertação de mestrado da amiga Kátia Pêgo que está fazendo Mestrado Multidisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É só baixar o DOC aqui e enviar para o email katiapego@gmail.com.

Para contextualizar e incentivar os designers, seguem abaixo as palavras da Kátia.Vamos participar!

Atualmente a preocupação ambiental está em voga e tem sido palco de discussões que abrangem desde a população em geral até as mais específicas áreas do conhecimento, dentre elas, o design.

Nesse contexto, estou realizando uma dissertação de mestrado, na qual procuro compreender como ocorre a inserção de parâmetros ambientais no design de produtos.

Através do levantamento da literatura, em nível nacional e internacional, foi revelado que tal inserção ainda é incipiente devido a alguns empecilhos encontrados pelos profissionais. Esses obstáculos envolvem várias questões, como a dispersão dos parâmetros ambientais, os conhecimentos limitados dos profissionais, a dificuldade de aplicação das ferramentas existentes e a insuficiência dos modos de inserção, ou seja, o como atuar.

Com o intuito de confrontar as informações obtidas na literatura com a concretude da inserção de parâmetros ambientais no desenvolvimento de produtos exercida por designers, estou realizando uma pesquisa de campo com esses profissionais, através uma entrevistas não estruturada e focalizada.

Todos os aspectos positivos encontrados, assim como lacunas identificadas, estão servindo de embasamento para a elaboração de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de ferramentas pelas quais se possa facilitar a inserção de parâmetros ambientais no desenvolvimento de produtos por designers de maneira efetiva e abrangente.

Deste modo, esse trabalho pode contribuir para a efetivação de tal inserção, colaborando então para a qualidade ambiental dos produtos e consequentemente para a sustentabilidade.

Baixe aqui a pesquisa sobre ecodesign.

Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo
katiapego@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: