Relatório Anual de Sustentabilidade


Vai chegando o final do ano e as empresas preparando seus relatórios anuais.  São projetos grandes e importantes pois apresentam os resultados das empresas no período, acompanhado de uma análise sobre esse desempenho. A sua confecção é feita por diversos escritórios de design, cada um com o seu foco e projeto específico. Apesar de ser um job institucional, e muitas vezes careta, os designers envolvidos costumam gostar deste trabalho pois certamente o produto final vai para o portfólio.

Se os conceitos são aplicados na vida real, se é tudo mentira ou tudo verdade, não tenho como confirmar, mas achei legal falar sobre o tema pois o material é bastante elucidativo, demonstrando os diversos campos da sustentabilidade.

A Klabin, fundada em 1899 é maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil e disponibiliza em seu site as versões dos seus relatórios anuais  desde 2004. Não encontrei ainda o relatório de 2009, mas vamos aguardar.

Eles fabricam papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais para diversas embalagens que vemos direto.

Sustentabilidade
É interessante ver como o foco da proteção ambiental foi mudando ao longo dos anos: em 2004 ele era o Relatório Anual e continha uma página sobre sustentabilidade. Em 2005 ele veio dividido em suas partes, o Relatório Anual e o Relatório de Sócioambiental. A partir de 2006 foi adotado o termo Sustentabilidade na sua total comprensão.

E ainda, no site deles há um grande área e fonte de pesquisa com ações que eles exercem em suas atividades. Vale a pena uma visita.

Curiosidades
– Atualmente, a Klabin é a maior recicladora da América Latina.
– Foi a primeira empresa do mundo a reciclar embalagens longa-vida.
– Produz cerca de 400 000 toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano e exporta para Ásia, Américas e Europa.

Anúncios

One response to this post.

  1. Link sobre relatorios de sustentabilidade do blog Sustentabilidade Corporativa http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2010/03/os-relatorios-de-sustentabilidade.html

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: