Não imprima a segunda via! – Papéis térmicos


Burn, Baby, burn!

Relatório anual para uma marca Podravaka, que precisa ser assado antes do uso.

É inevitável consumir. Todos os dias, em todas as horas existe alguém vendendo ou comprando e sem isso não conseguiriamos moveer a roda da indústria e da economia.

Diariamente almoço em algum restaurantes perto do trabalho, pago as contas do café, com o meus cartões de débito e crédito e após cada compra, sempre, me pergunto: para que emitir a segunda via do comprovante?

Há tempos, os cheques de papel foram perdendo o seu uso e “dinheiro de plástico” ganhando em praticidade e durabilidade. Como consequência, fomos levados pela enxurrada de papéis térmicos. Ao longo do tempo a tinta ia sumindo, ficando somente pequenas marcas de onde havia impressão e uma pequena tira de papel amarela ou azul. Sempre era obrigado a tirar uma cópia dos comprovantes.

De acordo com teorias de Administração, o canhoto serve para ser guardado, grampeados junto à fatura e servir para futuras consolidações das contas. E os canhotos que recebemos em latas de refrigerante, lanches rápidos, cinemas, noitadas e motéis? Entram nessa conta? Poucas pessoas tem esse controle e essa neurose. O papéis térmicos vão direto para o lixo ou os encontramos dentro dos bolsos como uma massinha de papel após a passagem pelas máquinas de lavar.

Papéis Térmicos

O papel térmico é facilmente encontrado em impressoras térmicas, calculadoras, caixas registradoras e terminais bancários. Ele é revestido por uma com uma substância química (corante e ácido) ativada por calor mudando de cor quando exposta à temperatura de fusão.

O revestimento torna-se escuro nos locais onde é aquecido, produzindo uma imagem. Algumas impressoras podem imprimir em duas tonalidades usando temperaturas diferentes. No site da Regispel, encontrei uma breve história sobre a evolução das bobinas térmicas e seu uso no Brasil.

Porque das cores?

O fato do papel térmico para utilização fiscal ser amarelo ou azul é apenas um artifício técnico para evitar falsificações, diferenciá-lo do branco e inibir o uso de fax para esta e outras aplicações.

Estocagem, arquivamento e durabilidade da imagem

Todos os papeis de impressão térmica devem ser estocados em locais protegidos da luz intensa,de umidade com umidade relativa entre 50% e 70%, e temperatura ambiente abaixo de 25ºC., garantindo sua performance normal durante um periodo de 5 anos contados de sua produção.

De acordo com o fabricante de papéis, uma vez gravado o texto ou imagem térmica a imagem pode durar no mínimo 5 anos e no máximo 25 anos, dependendo do tipo de papel utilizado. Para isso, os canhotos devem ser arquivados em locais adequados. Como  utilizam tecnologia de reação entre corante e co-reactante para criar uma imagem, a exposição prolongada à luz UV pode causar uma ligeira descoloração da imagem.

Minha experiência com a durabilidade da impressão contradiz um pouco isso pois a maioria dos canhotos que tenha guardado por muito tempo desbotaram. A situação piora se eles estiverem em contato direto com papéis de grande absorção como couché e reciclado.

EVITE! No ato da compra, peça para a atendente não imprimir a 2a. via.

TESTE! Deixei os canhotos dentro de livros para sumir a impressão e depois use como base para desenhos usando um pirógrafo ou um intrumentos quente como a ponta de um compasso.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Fagner on 13/09/2012 at 11:57

    O problema é que não imprimir a 2a via dá espaço ao atendente simplesmente dizer que não passou e fazer a operação novamente. Como não foi pega a 2a via para comprovar, você fica sem saber se realmente a operação foi feita ou não e acaba pagando duas vezes, que você só saberá acessando seu extrato mais tarde. É uma pena, mas infelizmente há muito mau caráter por aí e isso realmente acontece. Escrevo pq já aconteceu comigo. Fosse o mundo um lugar melhor, com certeza deixaria de pegá-la…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: