Dicas práticas para designers – Parte I


Esta é a primeira parte de uma série de dicas práticas para os designers, com soluções para gastar menos e fazer impressos menos poluentes.

1- Aproveitamento do papel
Procure sempre utilizar o máximo da folha, seja ela AA ou BB. Facilita bastante usar uma tabela de corte ara prever tamanhos e finalizar certinho o trabalho sem desperdício.

Se você for uma pessoa organizada, faça seu planejamento prevendo todo material que será produzido.Você pode conseguir bons descontos rodando vários trabalhos com um bom apoveitamento do tamanho das folhas. Tente rodar todos jobs do mesmo projetos de uma vez. Será mais fácil o controle do padrão de cores na impressão e  os descontos com as gráficas aumentam.

E invente: se o trabalho do cliente for desperdiçar algum espaços aproveite para suas criações experimentais.

2 – Menor gramatura = menos custo
Como o papel é medido em gramas por metro quadrado diminuindo a gramataura dos impressos eles dimuem de peso e consequentemente de preço. Impressos menores como folders com dobras e lâminas – exemplo, 10 x 15 – tendem a ser mais rígidos decorrente da sua área, portanto uma folha de 180g/m pode ser facilmente substituída por outra de 115g/m.

3 – Menos acabamentos = mais reciclagem
Quanto mais laminações, vernizes, plastificações e outros acabamentos o impresso receber, mais difícil será a sua reciclagem. Apesar de dar um plus ao trabalho os acabamentos são responsáveis pela grande maioria de resíduos nao reciclaveis. Existem muitas soluções criativas que podem fazer o trabalho sobressair, aliado ao pensamento ecológico.

04 – Tintas vegetais = menos metais pesados
Pergunte se seus fornecedores trabalham com tintas vegetais. Mesmo a maioria da tintas offser tendo o controle de teor de metais pesados e baixo odor residual, ainda assim a aplicação de vernizes é bastante nociva ao meio ambiente. Em 2009, o orçamento de impressos usando tintas vegetais ficava por volta de 6% a mais que o mesmo utilizando com tintas comuns.

05 – Reduzir = menos desperdício e menos poluição = mais economia
Essa é para lembrar todos os dias. E-mails impressos, papéis que podem ser reaproveitados como rascunho, emissão da VIA CLIENTE em cartões de débito, copos de plástico do café, entre outros fazem parte de nossa lista de lixo. Seja consciente na utilização e reaproveitamento dos materiais.

Em breve a segunda parte das dicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: